Investigadores descrevem nova espécie de bicha-cadela

Exemplar da nova espécie Pseudochelidura cantabrica. Foto: Mario García París

Esta nova espécie, a Pseudochelidura cantabrica, é endémica da cordilheira Cantábrica, revelou um artigo publicado na revista científica European Journal of Taxonomy.

Uma equipa de cientistas descreveu uma nova espécie de bicha-cadela endémica da Cordilheira Cantábrica, isto depois de ter revisto a taxonomia das espécies ibéricas do género Pseudochelidura.

Os investigadores analisaram a morfologia e dados moleculares de 458 exemplares das colecções do Museu Nacional espanhol de Ciências Naturais (MNCN-CSIC) e descobriram que, contrariamente ao que se acreditava, as populações pirenaicas e cantábricas correspondem a duas unidades evolutivas independentes.

A nova espécie ocorre ao longo de toda a Cordilheira Cantábrica a altitudes entre os 1.128 e os 2.184 metros. Vive em prados e zonas de pastagens de montanha, em populações dispersas.

Exemplar da nova espécie Pseudochelidura cantabrica. Foto: Mario García París

“A distribuição tão irregular desta espécie, além de ser um problema para a sua conservação porque faz com que as populações estejam afastadas entre si, torna-as difíceis de localizar”, contou Pilar Jurado Angulo, investigadora do MNCN, em comunicado.

Um dos objectivos da equipa de investigadores era rever a taxonomia do género Pseudochelidura na Península Ibérica. Para isso, analisaram um total de 458 exemplares da colecção de insectos do MNCN, em Madrid, mais concretamente 426 para análise morfológica e 32 para análises moleculares.

Além disso, ainda estudaram bichas-cadelas in situ, na natureza, nos Pirinéus e na Cordilheira Cantábrica.

No âmbito destes trabalhos, os investigadores descobriram grandes diferenças genéticas entre as populações pirenaicas e as cantábricas. Essas diferenças sugerem um afastamento entre elas, suficientemente duradouro para terem evoluído de forma a tornarem-se duas espécies diferentes.

“Na verdade, além de descrever a espécie das montanhas cantábricas, descobrimos que as três que pensávamos coexistirem nos Pirinéus – P. sinuata, P. minor y P. montuosa – são, na realidade, apenas uma, P. sinuata“, salientou Mario García París, investigador do MNCN.

Na sua opinião, “o estado de conservação de P. cantabrica P. sinuata deve ser avaliado tendo em conta aquilo que descobrimos na revisão taxonómica”.

“O facto de se tratarem de espécies diferentes e afastadas geograficamente altera o seu estado de conservação, especialmente com o cenário das alterações climáticas nas cadeias montanhosas”, lembrou.