Que espécie é esta: cobra-de-água-de-colar

A leitora Cristina Vasconcelos fotografou esta cobra a 22 de Março em Sanguedo, Santa Maria da Feira, e quis saber qual a espécie. Helena Gonçalves responde.

“Podem-me ajudar na identificação desta cobra? E é perigosa? Na foto não dá para ver bem mas ela tem uma espécie de mancha branca no pescoço”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma cobra-de-água-de-colar (Natrix astreptophora).

Espécie identificada por: Helena Gonçalves, curadora da coleção de Peixes, Anfíbios e Répteis do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. 

“Embora a foto não me permita ter a certeza absoluta, parece-me uma cobra-de-água-de-colar (Natrix astreptophora)”, respondeu Helena Gonçalves. 

“Ao contrário da sua congénere, a cobra-de-água-viperina (Natrix maura), pode ser encontrada longe de qualquer massa de água (por exemplo matos, prados, áreas agrícolas), pois não depende tanto de habitats aquáticos”, acrescentou a investigadora. 

A coloração dorsal dos adultos é variável. 

O nome comum desta espécie vem dos juvenis que apresentam uma banda branca bem definida na zona posterior da cabeça, assemelhando-se a um colar.

Não produz veneno e, portanto, é totalmente inofensiva.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.