Sonae torna-se mecenas da Galeria da Biodiversidade com 300.000 euros

Incentivar a promoção, divulgação e investigação científica do mundo natural é o grande objectivo de um acordo assinado a 28 de Setembro entre a Sonae e o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Nos próximos três anos, o Museu – onde se insere a Galeria da Biodiversidade – vai receber um investimento de 300 mil euros.

Segundo Nuno Ferrand de Almeida, diretor do Museu de História Natural, esta é uma “extraordinária oportunidade de poder fazer crescer” a Galeria da Biodiversidade “e, através dele, promover ainda mais a sensibilização para a preservação da natureza”.

Inaugurada há pouco mais de um ano, a 30 de Junho de 2017, a Galeria da Biodiversidade é o primeiro de uma série de pólos que o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto pretende espalhar pela cidade nos próximos anos. Está situada num palacete que esteve na família Andresen desde 1895 e foi cedido à Universidade do Porto em 1951, para ali instalar o Jardim Botânico, com quatro hectares. A partir de 2008, a casa ficou vazia, quando o Departamento de Botânica saiu dali para as novas instalações.

O coração da Galeria da Biodiversidade é a sua exposição permanente, com 49 módulos expositivos e instalações. Através de objectos que aliam a arte à ciência e investigação, o visitante pode fazer uma viagem pela vida e aprender mais sobre o que é a diversidade biológica do planeta e porque deve ser preservada, a selecção natural, a origem das espécies, a evolução da espécie humana ou ainda a domesticação (quer de plantas, como o milho, quer de animais, como o lobo e o cão).

O acordo de mecenato enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que investe cerca de 10 milhões de euros anualmente na promoção do bem-estar social e cultural das comunidades onde opera, segundo um comunicado oficial.

Até agora, a Sonae já era um parceiro da Universidade do Porto, designadamente em projetos de formação, investigação, desenvolvimento e inovação. “Com este protocolo, a parceria entre as duas instituições passa a abranger também a divulgação científica e a promoção cultural”, comentou António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, em comunicado.

“Para a Sonae, a biodiversidade é uma temática cada vez mais importante e queremos contribuir ativamente para a sua investigação e divulgação massiva por toda a sociedade”, disse Paulo Azevedo, Chairman e Co-CEO da Sonae.