Foto: Joana Bourgard/Wilder (arquivo)

Torres Vedras vai reabilitar corredor ecológico

Monitor

A reabilitação do corredor ecológico Sizandro – Conquinha vai ajudar a controlar cheias e inundações e a recuperar a biodiversidade da zona, anunciou ontem a autarquia.

 

A intervenção vai ser financiada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) até ao montante de 230 mil euros. O protocolo de colaboração entre a APA e a Câmara Municipal de Torres Vedras foi celebrado a 24 de Julho.

Os espaços a intervir, recorrendo a técnicas de Engenharia Natural, localizam-se na cidade de Torres Vedras, na confluência de duas linhas de água, a ribeira da Conquinha (afluente do rio Sizandro) com o rio Sizandro.

“Este corredor verde será implantado numa zona onde o valor ecológico dos elementos naturais presentes é baixo, tendo por isso um importante papel na recuperação destes sistemas”, segundo um comunicado da autarquia.

Os trabalhos pretendem devolver a esses sistemas “a sua importância ecológica e hidrológica” e ligar a zona aos espaços verdes adjacentes (Parque do Choupal e Parque Verde da Várzea).

A recuperação e valorização dos troços e margens do Rio Sizandro e Ribeira da Conquinha “permitirá ainda a estabilização das margens destas linhas de água e assim contribuir para o controlo de cheias e inundações”.

Também está prevista a implementação de percursos pedonais e cicláveis e a concretização de programas culturais e pedagógicos que alertam para a importância da manutenção dos sistemas ribeirinhos.