Conheça 11 libélulas e libelinhas que emergem como adultos no Verão

Nenhum passeio de verão fica completo sem um vislumbre de libélulas ou libelinhas coloridas, nos seus voos velozes e algo erráticos. Das 65 espécies de libélulas e libelinhas que ocorrem em Portugal, Albano Soares sugere 11 que emergem como adultos nos meses de Verão.

As larvas das libélulas e libelinhas ficam na água até se tornarem adultas, o que pode durar apenas três meses ou então prolongar-se por mais um ano, dependendo das espécies.

Nesta altura do ano, estas 11 espécies saem da água e começam a voar, tornando-se num dos símbolos do Verão na natureza.

“Algumas têm mais do que uma geração. Por isso emergem durante a primavera e verão, outras emergem no verão”, explicou Albano Soares, entomólogo da Rede de Estações da Biodiversidade e do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal

Libelinha-ibéro-magrabina (Ischnura graellsii):

Esta libelinha, a mais pequena da Península Ibérica, pode ter várias gerações e emergir mesmo em Outubro. Foto: Gail Hampshire/WikiCommons

Libelinha-anã (Ischnura pumilio):

Esta libelinha, uma das mais pequenas da Europa, pode ter várias gerações e emergir mesmo em Outubro. Foto: Zerocool.marko/WikiCommons

Libelinha lestes-dos-salgueiros ou lestes-comum (Chalcolestes viridis):

Esta libelinha emerge a partir de Maio até Agosto. Foto: pjt56/WikiCommons

Lestes-menor (Lestes virens):

Emergem pelo fim da Primavera mas também podem emergir no Verão. Foto: Christina Appel/WikiCommons

Libélula imperador-azul (Anax imperator):

A libélula imperador-azul tem várias gerações e pode emergir também nos meses de Verão. Foto: Andreas Eichler/Wiki Commons

Libélula tira-olhos-menor (Anax parthenope):

A tira-olhos-menor, migradora, emerge em Maio/Junho, mas a segunda geração emerge no fim do Verão. Foto: Albano Soares

Libélula tira-olhos migrador (Anax ephippiger):

uma libelinha pousada sobre um ramo
Esta libélula migradora reproduz-se em qualquer altura e, por isso, pode emergir também em qualquer altura do ano. Foto: Albano Soares

Libélula tira-olhos-variado (Aeshna cyanea):

Esta libélula começa a emergir em Maio, mas o pico acontece em Julho. Foto: Peter O´Connor/WikiCommons

Libélula tira-olhos-outonal (Aeshna mixta):

Os meses típicos para a tira-olhos-outonal emergir são Maio e Junho mas esta libélula pode emergir até Agosto. Foto: Albano Soares

Libélula-comum (Sympetrum striolatum):

Os meses típicos para emergir são Maio e Junho mas podemos encontrar adultos a emergir até Agosto. Foto: Loz L. B. Tettenborn/WikiCommons

Libélula de nervuras vermelhas (Sympetrum fonscolombii):

libélula de corpo vermelho pousada num pequeno ramo
Estas libélulas migradoras podem ser vistas a emergir todo o ano, especialmente de Abril a Setembro. Foto: Albano Soares

Descubra aqui como as libélulas e libelinhas crescem e começam a voar.