Que espécie é esta: alforva-brava

Naturalistas locais

A leitora Teresa Neves fotografou uma planta na Serra de Santo António e pediu ajuda para identificar a espécie. O investigador Filipe Covelo responde.

 

A fotografia foi tirada por Teresa Neves no dia 3 de Março, dentro do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Tudo indica que se trata de uma planta da espécie Euphorbia segetalis, que em português tem o nome comum de alforva-brava.

 

planta verde

Euphorbia segetalis. Foto: Teresa Neves

 

Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Com efeito, por ser tão comum na área onde foi fotografada e pelos apêndices nos nectários, a planta em questão parece ser a Euphorbia segetalis.

Esta espécie tem distribuição na Europa, no Norte de África e na Macaronésia.

Pertence à família Euphorbiaceae, uma das grandes famílias de plantas a nível mundial, que segundo dados da Flora Iberica conta com 317 géneros e 7500 espécies. O género Euphorbia propriamente dito compreende cerca de 1500 espécies no total, que podem ser pequenas plantas anuais, arbustos, árvores e até mesmo espécies suculentas.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de ser uma planta, capte também imagens de pormenores: frutos, flores e folhas, mesmo que secas. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.