Que espécie é esta: borboleta cauda-de-andorinha

Borboleta cauda-de-andorinha (Papilio machaon). Foto: Dino/Wiki Commons

O leitor Roberto Barata fotografou esta borboleta no centro geodésico de Portugal em Vila de Rei, a 21 de Junho, e quis saber a espécie. Eva Monteiro responde.

 

A espécie que Roberto Barata fotografou é uma borboleta cauda-de-andorinha (Papilio machaon).

Espécie identificada: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

 

Foto: Roberto Barata

 

“É natural que estivesse no marco geodésico já que esta espécie, assim como outras espécies de borboletas, exibe um comportamento designado de ‘hill-topping’, isto é, sobem ao cimo de colinas e outros pontos altos em busca de parceiro”, explica a investigadora.

“Na época própria, subir a um alto pode proporcionar-nos a observação de várias espécies de borboletas que exibem este tipo de comportamento.”

Eva Monteiro lembra também que está em curso o projecto Polinizadores de Portugal, sobre o qual a Wilder já escreveu aqui. Um dos polinizadores que os cientistas ligados a este projecto procuram é precisamente a borboleta-cauda-de-andorinha. Quem observar esta borboleta, pode partilhar o registo fotográfico na plataforma BioDiversity4All, parceira do projecto.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.