Cobra-de-água-viperina. Foto: Mário Agostinho

Que espécie é esta: cobra-de-água-viperina

O leitor Mário Agostinho fotografou uma cobra na água em Maio do ano passado e pediu agora ajuda na identificação. Luís Ceríaco responde.

 

“Fotografei esta serpente que julgo ser do género Natrix, mas não sei se é possível confirmar apenas com estes registos”, indicou Mário Agostinho, na mensagem enviada à Wilder. O réptil foi avistado no Parque Natural do Douro Internacional, perto de Escalhão.

Em princípio trata-se de uma cobra-de-água-viperina (Natrix maura).

 

Cobra-de-água-viperina (Natrix maura). Foto: Mário Agostinho

 

Espécie identificada por: Luís Ceríaco, especialista em répteis e investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

De acordo com o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal”, lançado em Novembro de 2017, esta é uma espécie que vive um pouco por toda a parte em Portugal. É uma cobra de tamanho médio, que mede entre 60 a 130 centímetros de comprimento. Pode ser castanha, cinza, verde ou amarelada.

Tem hábitos diurnos e está activa desde a Primavera até ao começo do Outono. Nos meses mais frios costuma hibernar.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.