A leitora Patrícia Gonçalves encontrou uma planta de flores amarelas à beira de uma estrada de terra, no Alentejo, e pediu ajuda para saber qual é a espécie. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

A planta em questão, que Patrícia Gonçalves “nunca tinha visto antes”, foi encontrada na localidade do Malavado, concelho de Odemira. Estava em floração no mês de Maio, tal como já tinha acontecido em Novembro.

 

uma flor amarela

 

Tudo indica que se trata de uma Oenothera glazioviana, também conhecida por erva-dos-burros, uma planta ornamental que está naturalizada em Portugal, ou seja, que hoje em dia se reproduz sem qualquer intervenção humana.

Espécie identificada por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Esta planta ornamental é da família das Onagraceae, uma família de plantas angiospérmicas, ou seja, plantas que dão flor. Nesta mesma família podemos encontrar, por exemplo, os brincos-de-princesa, que pertencem ao género Fuchsia.

 

planta com flores amarelas

 

Parece resultar da hibridização de outras duas espécies e não tem por isso nenhuma região de origem muito definida, indica também a equipa do jardim botânico.

Oenothera glazioviana pode encontrar-se em várias regiões de Portugal e está actualmente espalhada em vários pontos do mundo. “Embora legalmente não seja considerada invasora em Portugal, revela comportamento invasor em algumas localizações”, adverte o portal Invasoras.pt, que apela a que as pessoas submetam registos de localização da espécie onde a encontrarem.

 

planta de flores amarelas

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.