Fotos: Bruno Martins

Que espécie é esta: escaravelho Monochamus galloprovincialis

Naturalistas locais

O leitor Bruno Martins fotografou este insecto em Cernache do Bonjardim, na Sertã, a 17 de Julho, e pediu ajuda na identificação. Eva Monteiro responde.

“Tenho observado este insecto há alguns dias sobre uns toros de madeira de um pinheiro que morreu e gostaria de saber um pouco mais sobre esta espécie que não consigo identificar”, indicou Bruno Martins à Wilder.

Trata-se de um escaravelho da espécie Monochamus galloprovincialis.

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

É um escaravelho da família Cerambycidae, uma família muito diversa – existem mais de 100 espécies em Portugal – de escaravelhos que se alimentam de plantas.

Os escaravelhos desta família reconhecem-se por terem as antenas muito compridas e compostas por segmentos também muito compridos. Neste caso, trata-se de Monochamus galloprovincialis, espécie cujas larvas se alimentam da madeira do pinheiro.

Infelizmente é também o vector do nemátodo do pinheiro e por isso não muito querido dos produtores florestais.

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.