Gorgulho-das-palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus). Foto: Filipe Dias

Que espécie é esta: gorgulho-das-palmeiras

O leitor Filipe Dias fotografou um insecto em Vila Verde, no distrito de Braga, e pediu ajuda para saber a espécie. Eva Monteiro responde.

 

Este insecto fotografado a 11 de Abril é uma espécie invasora, o gorgulho-das-palmeiras, com o nome científico Rhynchophorus ferrugineus.

 

Gorgulho-das-palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus). Foto: Filipe Dias

 

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Este é o famoso (por maus motivos) gorgulho-das-palmeiras, espécie exótica e invasora, originária da Ásia, que desde 2007 tem vindo a dizimar palmeiras plantadas como ornamentais um pouco por todo o país.

Cada fêmea põe centenas de ovos nos tecidos moles das palmeiras. São as larvas que causam os danos ao alimentar-se primeiro dos tecidos moles, quando saem dos ovos, e depois ao escavarem galerias nos troncos.

Uma larva completamente desenvolvida pode chegar a medir 6 cm de comprimento. Imaginem os estragos que centenas delas podem causar!

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.