Fotos: João Granja

Que espécie é esta: lagartas da processionária-do-pinheiro

Naturalistas locais

O leitor João Granja fotografou estas lagartas a 3 de Fevereiro em Lisboa e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.

 

As fotografias foram tiradas junto ao parque de estacionamento entre a Cidade Universitária e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

 

 

 

Tratam-se de lagartas da processionária-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa), em plena procissão.

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Estas lagartas desceram dos seus ninhos de seda nos pinheiros e procuram agora um local para se enterrarem e crisalidarem.

Da crisálida emergirão borboletas adultas que irão colocar ovos nos pinheiros, dando origem a um novo ciclo.

Nunca se deve tocar ou interromper uma destas procissões, pois os pelos destas lagartas são muito urticantes ao toque e também podem irritar as vias respiratórias.

Algumas pessoas e também os animais podem desencadear fortes reações alérgicas.

Embora não haja perigo a não que sejam tocadas é recomendável que se avisem os serviços da Câmara de Lisboa que têm meios para controlar estas lagartas.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.