Fotos: José Seixas

Que espécie é esta: lesma Lehmannia valentiana

Naturalistas locais

O leitor José Seixas fotografou esta lesma em Viana do Castelo a 26 de Janeiro e quis saber qual a espécie a que pertence. Teresa Rodrigues Lopez responde.

 

“Esta lesma, de tão pequena que era, chamou-me a atenção. Não media mais de dois centímetros. Fotografei-a em Viana do Castelo e gostaria de saber a espécie”, contou José Seixas à Wilder.

 

 

A espécie que observou é uma lesma Lehmannia valentiana.

Espécie identificada por: Teresa Rodrigues Lopez, Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), contactada com a ajuda do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).

Esta é uma lesma que vive em vários tipos de habitats (até aos 200 metros de altitude), incluindo os dominados pelas actividades humanas, como os jardins e as quintas agrícolas.

É nativa da Península Ibérica e França.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) atribuiu-lhe o estatuto de conservação de Pouco Preocupante.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Precisamos de pedir-lhe um pequeno favor…

Se gosta daquilo que fazemos, agora já pode ajudar a Wilder. Adquira a ilustração “Menina observadora de aves” e contribua para o jornalismo de natureza. Saiba como aqui.