Foto: Rita Antunes

Que espécie é esta: pulgão

Naturalistas locais

A leitora Rita Nunes encontrou este insecto no concelho de Alcanena, a 26 de Março, e pediu ajuda na identificação. Eva Monteiro responde.

“Encontrei este minúsculo na ameixeira vermelha”, contou à Wilder Rita Nunes.

O registo foi feito em Vila Moreira (concelho Alcanena, distrito de Santarém).

Trata-se de um pulgão, um insecto da Ordem Hemiptera e da família Aphididae, também conhecidos como afídeos.

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

O bicho minúsculo da foto é um pulgão.

Como todos os insetos da ordem Hemiptera têm a boca modificada numa espécie de estilete, ou agulha, com que perfuram os tecidos das plantas para se alimentarem da sua seiva.

Muitos afídeos são pragas agrícolas pois debilitam as plantas e são transmissores de doenças.

São também conhecidos por se reproduzirem por partenogénese em condições favoráveis e por fazerem uma associação simbiótica com formigas, que os protegem em troca de uma substância açucarada que excretam através do último segmento abdominal.

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.