Euphorbia characias. Foto: KoS/Wiki Commons

Que espécie é esta: trovisco-macho

Naturalistas locais

A leitora Anabela Almeida fotografou em Março umas plantas em Oliveira de Azeméis e pediu ajuda na identificação. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

Trovisco-macho (Euphorbia characias characias). Foto: Anabela Almeida

Trata-se de uma planta da espécie Euphorbia characias subsp. characias, conhecida por vários nomes comuns: trovisco-macho, maleiteira-maior, erva-leiteira-das-areia, entre outros.

Espécie identificada por:  Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Trata-se de uma planta da família Euphorbiaceae. O trovisco-macho é nativo de Portugal Continental, tal como de vários países na Bacia do Mediterrâneo, e é usado como planta ornamental por ser considerada resistente à falta de água.

Os registos do portal Flora-On indicam observações destas plantas na região de Trás-os-Montes e no Litoral Centro, incluindo a zona de Lisboa, e também alguns exemplares no Interior Algarvio, do lado ocidental.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.