Foto: Olacho/Wiki Commons

Que espécie é esta: um tritão-de-ventre-laranja

Naturalistas locais

O leitor João Nunes deparou-se com um curioso anfíbio na Serra d’Arga, em Caminha, a 23 de Novembro de 2017, e pediu ajuda para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.

 

um tritão laranja com pintas pretas

Foto: João Nunes

 

Trata-se do tritão-de-ventre-laranja, que tem o nome científico de Lissotriton boscai, mas antigamente era conhecido por Triturus boscai.

Espécie identificada por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É uma espécie de anfíbio relativamente comum e distribuída de Norte a Sul de Portugal Continental, que ocorre apenas na metade Oeste da Península Ibérica. Mede normalmente entre 6,5 e 9 cm.

Por esta altura, os tritões-de-ventre-laranja estão a entrar na época de reprodução, que acontece entre Novembro e Junho. Saem dos seus refúgios em direcção a ribeiros, charcos e lagoas com pouca corrente.

 

mão a segurar um tritão, que exibe o ventre laranja

Tritão-de-ventre-laranja (Triturus buscai). Foto: Olacho/Wiki Commons

 

Neste período do ano, os machos adquirem também um ventre muito mais laranja, quase fluorescente, e uma mancha branca na cauda. No acasalamento, fazem uma curiosa dança com rápidos movimentos de cauda, que se assemelha ao flamenco.

Quando se sentem ameaçados, é costume virarem-se ao contrário e exibirem o ventre laranja.

 

Saiba mais.

Descubra porque é que os tritões-de-ventre-laranja estão a voltar aos charcos nesta época do ano.

E recorde o que os cientistas estão a investigar na Serra da Estrela sobre uma nova estirpe de vírus que está a matar em massa várias espécies de anfíbios, incluindo o tritão-de-ventre-laranja.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.