Que espécie é esta: borboleta esfinge-trepadeira

A leitora Rute Fabíola fotografou esta borboleta a 4 de Abril na ilha da Madeira e quis saber qual a espécie a que pertence. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Encontrei pelo jardim, julgo eu, uma mariposa. Nós por cá chamamos ‘borboletões’ por serem grandes. As fotos foram tiradas na freguesia de São Martinho, ilha da Madeira. Será que me podem dizer que espécie é?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se de uma borboleta esfinge-trepadeira (Agrius convolvuli).

Espécie identificada e texto porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Trata-se de uma borboleta da espécie Agrius convolvuli, por vezes referida como esfinge-trepadeira.

Esta é uma borboleta nocturna que voa de dia.

Tal como a generalidade das lagartas da família Sphingidae (borboletas-esfinge) possui uma protuberância pontiaguda no último segmento do corpo.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.