Polinizadores. Foto: Elisa Teixeira

O segundo BioBlitz da Madeira está marcado para 20 de Abril

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com a Câmara Municipal de Machico, desafia os amantes da natureza a participar no BioBlitz Ponta de São Lourenço@night,  no próximo dia 20 de Abril.

Neste evento, biólogos e equipa SPEA ajudarão na identificação das mais variadas espécies, ao longo da área inicial do conhecido percurso pedestre da Ponta de São Lourenço, no sábado, 20 de Abril, entre as 17h30 e as 21h30. Esta atividade é gratuita, mas limitada a 50 participantes.

“Este é o segundo BioBlitz que decorre na Madeira e todos são bem-vindos: famílias, estudantes, professores e entusiastas da natureza”, disse, em comunicado, Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira.

“É uma atividade gratuita e que promove a consciencialização da comunidade para a importância da biodiversidade, através de metodologias exploratórias e científicas, aproveitando, simultaneamente, para mapear a biodiversidade nesta área protegida da Rede Natura 2000”, acrescentou.   

No BioBlitz de 2023, realizado na Laurissilva, 37 participantes foram cientistas por um dia e registaram mais de 55 espécies, incluindo aves como o bis-bis e o tentilhão-da-madeira, plantas como o feto-de-botão e a uveira-da-serra e vários pequenos animais como o bicho-de-conta e o abelhão-terrestre.

Este ano, o Bioblitz decorre no concelho de Machico, freguesia do Caniçal, onde a SPEA convida os madeirenses a descobrir a elevada diversidade natural das áreas protegidas e como esta biodiversidade é afetada pela poluição luminosa.

Para participar é só inscrever-se em www.naturaatnight.spea.pt. Deverá levar roupa confortável, lanterna e muita curiosidade. As espécies encontradas serão fotografadas e inseridas na aplicação iNaturalist, obtendo assim uma listagem dos seres que ocorrem naquela área natural.

Esta atividade realiza-se no âmbito do projeto LIFE Natura@night, coordenado pela SPEA, e no qual uma aliança de 13 parceiros pretende implementar iluminação pública mais eficiente, melhor direcionada e mais amiga do ambiente. No âmbito deste projeto, Machico, juntamente com os municípios de Santa Cruz, Santana, Funchal e Câmara de Lobos, está a realizar alterações na sua iluminação pública, de forma a salvaguardar a saúde dos ecossistemas noturnos.

O combate à poluição luminosa tem sido um dos focos de atuação da SPEA na Madeira nas últimas décadas.

O projeto LIFE Natura@night é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA e tem como parceiros a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Câmara Municipal do Funchal, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Câmara Municipal de Machico, a Câmara Municipal de Santana, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a Direção Regional de Políticas Marítimas, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Fluxo de Luz e a Sociedade Espanhola de Ornitologia.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.