Que espécie é esta: aranha-florícola-de-tubérculos

O leitor Maurício Ramalho quis saber qual a espécie da aranha que encontrou em Reguengos de Monsaraz a 17 de Junho de 2022. Pedro Sousa responde.

“Encontrei esta aranha a viver no meu carro. Era tão alva que a deixei ficar. Moro em Reguengos de Monsaraz”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma aranha-florícola-de-tubérculos (Thomisus onustus).

Espécie identificada por: Pedro Sousa, investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).

“Foto difícil. Creio que se trata de uma aranha-caranguejeira (Familia Thomisidae), talvez até uma Thomisus onustus pelo aspecto da parte terminal do abdómen, mas sem certeza. Parece estranho estar numa teia, algo nada provável numa Thomisus“, respondeu Pedro Sousa.

A espécie em causa pertence ao grupo das aranhas-caranguejo que, em vez de construírem teias, ficam camufladas em cima de flores e esperam que um insecto mais distraído ali pouse, para assim o caçarem.

Em Portugal, esta aranha é comum, sendo mais observada entre a Primavera e o início do Verão. As fêmeas conseguem mudar de cor entre o rosa, o amarelo e o branco, para ficarem iguais às flores onde se escondem e assim apanharem de surpresa os insectos voadores. Quanto aos machos, que são mais pequenos, são acastanhados ou esverdeados.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.