Que espécie é esta: borboleta colibri riscada

O leitor Tiago Francisco fotografou esta borboleta nocturna a 30 de Maio em Monção, Viana do Castelo, e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.

“Fazia-me lembrar uma borboleta noturna e no momento em que a encontrei tremia as asas frequentemente, sem conseguir voar, como se tivesse a ter um ataque de epilepsia e minutos depois paralisou tendo, pelo visto, morrido! Gostaria também que me ajudassem a identificar a espécie”, escreveu o leitor à Wilder. 

A espécie que observou é uma borboleta colibri riscada (Hyles livornica).

Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esta borboleta faz parte do grupo das borboletas nocturnas e pertence a uma família com espécies relativamente grandes (Sphingidae).

Geralmente alimenta-se em voo, parada no ar perto das flores que alcança com a sua enorme proboscide (aparelho alimentar em forma de tromba), daí o nome comum.

Algumas espécies voam de dia.

A borboleta colibri riscada põe os ovos em numerosas plantas onde as lagartas se alimentam, como por exemplo as azedas (Rumex sp.) e as esporas bravas (Linaria sp.).


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.