Que espécie é esta: borboleta Streblote panda

A leitora Margarida Serra fotografou esta lagarta a 1 de Dezembro de 2020 no Rogil e pediu para saber a espécie. Helder Cardoso responde.

“Encontrei esta lagarta no meu terreno, no ramo de um chorão” no Brejo da Moita, freguesia do Rogil, concelho de Aljezur, escreveu a leitora à Wilder.

“Sabem identificá-la, pois tentei encontrar uma imagem semelhante na internet e não tive sucesso?”

Trata-se de uma borboleta nocturna Streblote panda.

Espécie identificada por: Helder Cardoso, naturalista e coordenador da Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas.

A Streblote panda é uma borboleta nocturna que pertence à família Lasiocampidae. Foi descrita para a Ciência em 1820.

Ocorre na Península Ibérica e no Norte de África, em zonas com arbustos e mesmo em jardins.

As borboletas adultas voam normalmente a partir de Abril ou início de Maio.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.