Que espécie é esta: cobra-rateira

O leitor João Azevedo Bastos fotografou esta cobra a 20 de Maio em Dornelas, Aveiro, e quis saber a que espécie pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.

Trata-se de uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus).

Espécie identificada por: Guilherme Caeiro Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.

“Trata-se de uma cobra-rateira juvenil (Malpolon monspessulanus). É comum os juvenis apresentarem um padrão de coloração dorsal com manchas escuras bastante constratantes com manchas claras mais pequenas, como é o caso nestas fotos. No entanto a coloração é variável”, explicou Guilherme Caeiro-Dias.

O sexo destes indivíduos pode ser identificado pela coloração negra, característica dos machos, posterior à zona esverdeada uniforme atrás da cabeça.

As cobras-rateiras são esverdeadas, com tons castanhos ou cinzas. São animais diurnos e surgem “em qualquer tipo de habitat, desde que possua vegetação e esconderijos”, segundo o guia Anfíbios e Répteis de Portugal (2017).

Tal como o nome comum indica, estas cobras quando são já adultas alimentam-se de ratos e de outros pequenos roedores, lagartixas, crias de aves e também outras cobras, entre outras presas.  Quando são ainda juvenis, preferem comer insectos.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.