Que espécie é esta: crisálida de uma borboleta da família Pieridae

A leitora Clara Afonso fotografou esta crisálida a 16 de Agosto em Caminha e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.

“Há alguns dias encontrei o casulo da imagem em anexo numa das folhas do maracujá que tenho no jardim/horta e gostaria de saber do que se trata. A foto foi tirada ao final da tarde em Vilarelho – Caminha”, escreveu a leitora à Wilder.

“Apesar de ser um cantinho pequeno (uns 20/30m2) tem bastante diversidade de pequenos animas porque temos alguns cuidados – plantando flores polinizadoras, adubando apenas com desperdícios da cozinha, tendo pouca quantidade mas muita diversidade nos pequenos cultivos, não usando insecticidas artificiais/nocivos para as pragas das árvores, etc”, acrescentou.

Trata-se da crisálida de um Pieridae, da borboleta branca grande da couve (Pieris brassicae) ou da pequena da couve (Pieris rapae).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

As lagartas destas borboletas alimentam-se de plantas, especialmente da família Brassicaceae mas de outras famílias também.

Quando as lagartas já estão bem desenvolvidas, abandonam a planta para procurarem um local para crisalidar, muitas vezes em paredes e muros das proximidades.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.