Que espécie é esta: fungo Schizophyllum commune

A leitora Fátima Loureiro fotografou estes fungos a 23 de Março de 2019 no Jardim Botânico do Museu do Traje, Lisboa, e pediu ajuda para saber qual a espécie. A associação Ecofungos responde.

“Encontrei estas belezas num tronco no Jardim Botânico do Museu do Traje em Lisboa. É líquene? Musgo?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se de uma Schizophyllum commune.

Espécie identificada e texto por:  Ecofungos – Associação Micológica.

Como o nome indica, é uma espécie muito comum e cosmopolita. Surge em vários hospedeiros, reciclando a matéria orgânica, enquanto espécie saprófita (decompositora).

Tem um himenófero (parte inferior do chapéu) com umas lâminas ramificadas e bifurcadas, muito bonito.
Sugerimos que, numa próxima oportunidade, a leitora Fátima tente registar fotos desta característica particular da espécie. Vai ficar surpreendida.

Esta espécie desenvolveu uma adaptação fantástica, que lhe permite sobreviver a diversos ciclos de hidratação e desidratação, ao longo do ano, ou anos. As suas lâminas bifurcadas, abrem e fecham, de acordo com estes ciclos, protegendo a parte fértil do cogumelo nas alturas mais críticas.

Também os pêlos na parte superior, contribuem para minorar a desidratação nesta espécie.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.