Que espécie é esta: lagostim-vermelho-do-Louisiana

Os leitores Júlio Almeida e Mónica Viegas encontraram um lagostim no último fim-de-semana na Comporta e pediram para saber a que espécie pertence. Filipe Ribeiro responde.

“Neste fim de semana tivemos oportunidade de observar esta espécie e o seu comportamento “suicida”! Alguns exemplares estavam a cruzar o asfalto da EN253-1 em frente à Comporta em Alcácer do Sal. A primeira coisa que nos ocorreu foi a possibilidade de uma migração sazonal, mas após alguma pesquisa percebemos que se trata de uma espécie invasora o lagostim-vermelho-do-louisina e o seu comportamento talvez esteja relacionado com a colheita recente do arroz nos arrozais da Comporta (…). Envio fotos de exemplares observados nos canais e diques dos arrozais junto ao lugar da Torre, a poucos quilómetros da Comporta.

“Já tinha também observado e com muita estranheza minha, dois ou três espécimes da lagostins, de menores dimensões, na Ribeira do Jamor, nas águas do túnel que cruza a A5.”

Trata-se de um lagostim-vermelho-do-Louisiana (Procambarus clarkii).

Espécie identificada por: Filipe Ribeiro (SIBIC-MARE – Projeto LIFE INVASAQUA)

Esta é uma espécie exótica invasora com um grande sucesso. Em 40 anos, o lagostim-vermelho-da-Louisiana entrou em Portugal e espalhou-se por todo o país. É uma das espécies exóticas invasoras mais perigosas.

Esta espécie nativa da América do Norte, que entrou em Portugal em 1979, está espalhada por, pelo menos, 11 bacias hidrográficas de Norte a Sul: Douro, Leça, Vouga, Mondego, Lis, ribeiras do Oeste, Tejo, Sado, Mira, ribeiras do Algarve e Guadiana.

É um predador voraz de anfíbios – como a salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles waltl) e a rela (Hyla arborea) -, insectos e plantas e é temido pelos orizicultores, que vêem as galerias escavadas pelos lagostins secar os seus campos de arroz.

Em 2021 foi aprovado o plano de acção para controlo desta espécie em Portugal.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.