Que espécie é esta: papoila dormideira

Papoila-dormideira. Foto: Rute Rito

A leitora Rute Rito pediu ajuda para saber que planta é esta que fotografou a 12 de Junho em Chainça, Leiria. Carine Azevedo responde.

“Hoje (12 de Junho) quando dava um passeio com a minha família encontrei, quase a chegar a casa, uma papoila que nunca tinha visto. Através da aplicação PlantNet surgiu a informação de que se trata de uma papoila dormideira (Papaver somniferum). No entanto quando pesquiso no Google, apenas aparecem papoilas (quase iguais às mais comuns, vermelhas) mas num tom arroxeado, que são bastante diferentes das que encontrei. Essa pesquisa, levou-me até este contacto e por isso não hesito em enviar fotos desta beleza. Envio em anexo as fotos que tirei a dois pés que trouxe para casa que estavam tombadas pelo vento. Ficaram lá bastantes. Encontram-se num terreno rodeado de casas, local esse onde outrora também havia uma casa, demolida há cerca de 5/6 anos, e o actual proprietário colocou brita miúda há cerca de um ano, para que não nascesse mato ou outras ervas. E eis que o terreno está repleto destas lindas papoilas-cravos, que emergiram da brita como se toda a vida ali estivessem. Espero que este e-mail encontre uma resposta, e eu esperarei atenta a qualquer informação vinda de vós”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma papoila dormideira ou papoila-do-ópio, variedade ornamental.

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A “papoila que parece um cravo”, como menciona a leitora, é uma variedade ornamental de Papaver somniferum, vulgarmente conhecida como dormideira ou como papoila-do-ópio. As papoilas pertencem à família Papaveraceae.

Como refere a leitora, a papoila das fotografias é muito diferente da Papaver somniferum silvestre, pois esta ao contrário da primeira, possui pétalas brancas ou rosadas.

A papoila-dormideira que surge nas fotografias é planta herbácea, robusta, com folhagem verde-acinzentada. As flores são grandes, vermelhas e florescem por um período de tempo notavelmente curto, como acontece com as outras espécies e variedades. 

Em Portugal, podem ser vistas na natureza duas subespécies de Papaver somniferum: a P. somniferum subsp. setigerum, nativa de Portugal Continental e do arquipélago da Madeira e a P. somniferum subsp. somniferum, uma sub-espécie exótica, que terá sido introduzida em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

A espécie de papoila mais comum é a papoila-brava (Papaver rhoeas).


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.