Salamandra-de-pintas-amarelas. Foto: Sofia Silva

Que espécie é esta: salamandra-de-pintas-amarelas

A leitora Sofia Silva encontrou este anfíbio a 27 de Outubro em São João das Lampas e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Rebelo responde.

“Deparei-me hoje (27 de Outubro) com este réptil dentro da piscina, infelizmente estava sem vida. É possível ajudarem-me a identificar a espécie?”, perguntou a leitora à Wilder. 

Trata-se de uma salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra). Esta espécie tem outros nomes comuns, como saramantiga, saramela e saramaganta. Ou salamandra-do-fogo.

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Oh. É uma salamandra de pintas amarelas, Salamandra salamandra. Apesar de serem anfíbios, os indivíduos desta espécie podem morrer afogados. Podem estar algum tempo debaixo de água, mas a respiração através da pele não é muito eficaz e ainda por cima são maus nadadores. Por isso morrem muito em poços, tanques e piscinas, onde as paredes verticais não os deixam sair.

A salamandra-de-pintas-amarelas é uma espécie nocturna. 

É ovovivípara (as fêmeas parem larvas já desenvolvidas, ao contrário da grande maioria dos anfíbios, que põe ovos). As larvas em desenvolvimento nos oviductos das fêmeas (equivalente ao útero dos mamíferos) podem variar entre  pouco mais que 10 ou até 90! As fêmeas maiores podem parir muitas larvas.

Esta espécie é tóxica por ingestão, provocando vómitos violentos (mas não mata). Isso quer dizer que os cães e gatos que a tentam comer (alguns tentam) nunca mais têm essa ideia após a sessão de vómitos.

A secreção que cobre a pele desta espécie está impregnada com várias substâncias (incluindo a que provoca o vómito). Isso quer dizer que depois de lhe mexer é sempre prudente lavar as mãos com sabão.

De resto, a espécie é totalmente inofensiva.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.