Oceanos. Foto: Mobibit/Pixabay

Dia Mundial da Vida Selvagem de 2019 é dedicado às espécies marinhas

Monitor

O tema do Dia Mundial da Vida Selvagem, que se celebra a 3 de Março, é dedicado este ano às espécies marinhas: “Life below water: for people and planet“.

Segundo os organizadores, esta é uma oportunidade para sublinhar “as questões cruciais e os valores da vida selvagem marinha para as nossas vidas”. Além disso, estarão em destaque as iniciativas que têm conseguido conservar e gerir de forma sustentável as espécies marinhas.

O Dia Mundial da Vida Selvagem foi criado em 2013 na 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas para celebrar os animais e plantas selvagens do mundo. O dia escolhido, 3 de Março, é o dia da assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas (CITES).

“Os oceanos regulam o nosso clima, produzem metade do oxigénio que respiramos, dão alimento a mais de três mil milhões de pessoas e absorvem 30% do dióxido de carbono libertado para a atmosfera”, comentou Abdoulaye Mar Dieye do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, entidade que, juntamente com o Secretariado da CITES, organiza o Dia Mundial.

“Para garantir que os oceanos e as espécies marinhas são preservadas e protegidas, as soluções baseadas na natureza que juntam a sociedade civil, poderes públicos e empresas privadas têm de ser replicadas e reforçadas”, acrescentou.

O Dia Mundial da Vida Selvagem será marcado por uma série de eventos por todo o mundo, incluindo um evento de alto nível na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a 1 de Março.

Está também prevista uma parceria com o Jackson Hole Wildlife Film Festival , que se realiza no final de Setembro, para organizar o concurso internacional sobre espécies marinhas, “Living Oceans Film Showcase”. Esta iniciativa ajudará a sensibilizar a sociedade para a importância da vida debaixo de água para o nosso dia-a-dia, para os desafios que os ecossistemas marinhos enfrentam e para promover soluções inspiradoras.

O Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW) vai organizar um concurso de arte para jovens, dirigido a crianças em idade escolar, para ajudá-las a criar uma ligação ao mundo marinho. Os vencedores deste concurso e do “Living Oceans Film Showcase” serão anunciados no evento na sede das Nações Unidas a 1 de Março.

Os organizadores do Dia Mundial da Vida Selvagem apelam a todos, desde organizações, instituições e a indivíduos interessados que se associem às celebrações deste dia, que criem parcerias e que organizem campanhas para apoiar a conservação da vida marinha.

No ano passado, o Dia Mundial da Vida Selvagem foi dedicado aos grandes felinos.

 

Precisamos de pedir-lhe um pequeno favor…

Se gosta daquilo que fazemos, agora já pode ajudar a Wilder. Adquira a ilustração “Menina observadora de aves” e contribua para o jornalismo de natureza. Saiba como aqui.