Zoomarine. Foto: Joseolgon/Wiki Commons

Zoomarine: “Prioridade é garantir bem-estar e saúde dos animais”

Monitor

O Zoomarine emitiu um comunicado no qual sublinha que a prioridade deste aquário algarvio “sempre foi, é-o atualmente, e sempre será garantir o bem-estar e a saúde dos animais sob o seu cuidado humano”.

“Como zoo moderno, o cuidado e o respeito dedicados a todos os nossos animais é parte integrante da nossa missão”, afirma também a direcção do Zoomarine, em resposta a um relatório divulgado na última semana pelas organizações World Animal Protection e Change for Animals Foundation.

Este documento acusava o Zoomarine de tratar cruelmente os golfinhos sob seu cuidado, colocando este equipamento numa lista de 12 zoos e aquários espalhados pelo mundo, incluindo o Sea World da Austrália e o Sea World San Antonio, nos Estados Unidos.

Em causa está a realização de espectáculos com a participação de golfinhos e iniciativas em que o público contacta e nada ao pé destes animais, apontadas pelas duas organizações como promotoras de situações de grande ‘stress’ para estes mamíferos.

“Com as nossas apresentações ao público, os nossos animais e as nossas equipas de profissionais altamente competentes e reconhecidos internacionalmente, educamos os nossos visitantes no sentido em que promovemos o conhecimento, a preservação e a educação ambiental”, reitera o Zoomarine, no comunicado que foi entretanto divulgado no Facebook.

O aquário português afirma também que as organizações em causa são “de índole ideológica” e que “procuram apenas angariar donativos criando indignação pública mesmo que para isso atuem com total desconsideração pela verdade”.

“Ao contrário de apenas ideais, zoos como o Zoomarine têm um contributo realmente efetivo na conservação da natureza”, tendo criado o primeiro censo de reabilitação de espécies marinhas em Portugal, em 2002, em conjunto com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. “[O] mais recente animal resgatado e reabilitado é a tartaruga de couro Quinas que já tem data marcada para voltar ao mar completa e totalmente reabilitada.”

Acrescenta ainda que tem promovido outras acções, incluindo a Operação Montanha Verde (plantações de árvores no Algarve) e a Operação Praia Limpa, e que “o trabalho em prol dos animais feito pelo Zoomarine […] é bem assente em reconhecimentos oficiais”.

Um exemplo apontado é a mais recente inspecção e avaliação da American Human – entidade que avalia o bem-estar animal em zoos modernos – que atribuiu 94,78% de conformidade ao Zoomarine. “Na Europa somos apenas quatro os parques que passaram a rigorosa avaliação e podemos assim ostentar tão rara e exigente certificação”, salienta o aquário algarvio.