Afinal não é um fungo!

Afonso Petronilho, estudante de Biologia na Universidade de Coimbra e correspondente da Wilder, fala do que mais o impressionou durante as suas saídas de campo em Fevereiro.

Estava eu numa das minhas saídas de campo por uma mata no concelho de Mira (distrito de Coimbra), quando reparei, acidentalmente, numa mancha vermelha num toco de árvore queimado (consequências dos incêndios de 2017).

Foto: Afonso Petronilho

Aproximei-me para ver melhor e fiquei surpreendido ao ver que a mancha era, na verdade, um núcleo de várias bolinhas vermelhas muito pequenas!

O meu primeiro pensamento foi tratar-se de um fungo. Mas como nunca o tinha visto antes fotografei-o para tentar descobrir mais sobre ele em casa.

E a partir daí o meu fascínio só aumentou! Descobri que eram indivíduos da espécie Bolor Framboesa (Tubifera ferruginosa) que se trata não de um fungo, mas sim de um protista, mais especificamente um mixomicete!

Foto: Afonso Petronilho

Fiquei então a conhecer a classe dos mixomicetes, os pseudo-fungos, um grupo de seres vivos que costumavam ser classificados como fungos, mas atualmente já não o são. Fiquei deslumbrado… esta é uma observação que não me sai mais da memória!

Ficha da Espécie:

Taxonomia:

• Reino: Protozoa
  • Filo: Mycetozoa
  • Classe: Myxomycetes
  • Ordem: Liceales
  • Família: Tubiferacea
  • Espécie: Tubifera ferruginosa

Habitat: Em madeira morta

Ecologia: Saprófita (seres vivos que se alimentam absorvendo substâncias orgânicas normalmente provenientes de matéria orgânica em decomposição)

Descrição: Pequenas esferas cor de rosa que formam agregados, ficando com o aspeto de uma framboesa.

Os correspondes da Wilder são cidadãos fascinados pela descoberta das pequenas e grandes maravilhas da natureza, que exploram e registam o mundo natural à sua porta ou que o conhecem como a palma da mão.