Foto: P ev/Wiki Commons

Que espécie é esta: borboleta quadripuntária

Naturalistas locais

O leitor Mário Oliveira encontrou esta borboleta no seu quintal em Vieira do Minho a 27 de Julho e pediu ajuda para saber a que espécie pertence. Albano Soares responde.

Foto: Mário Oliveira

Trata-se da borboleta quadripuntária (Euplagia quadripunctaria).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esta borboleta pertence ao grupo das borboletas nocturnas (heterocera) mas voa principalmente de dia. Tem uma envergadura de asa entre os 52 e os 65 milímetros.

As lagartas alimentam-se de urtigas e outras ervas.

No Norte e Centro é relativamente comum, em galerias ripícolas, sempre perto de água e em locais húmidos e sombreados.

É uma espécie protegida pela Directiva Habitats (anexo II) – por ser uma espécie de interesse e cuja conservação exige a designação de áreas especiais de conservação – e pela Convenção de Berna – que lista as espécies que precisam de medidas de conservação de habitats específicas.

Em Portugal, esta borboleta está protegida em 12 sítios da Rede Natura 2000: Peneda-Gerês, Montesinho/Nogueira, Serra d’Arga, Serra do Gerês, Arrábida/Espichel, Serra da Estrela, Montemuro, São Mamede, Alvão/Marão, Serra da Lousã, Rio Paiva e Serras da Freita e Arada.


 

Agora é a sua vez

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.