Foto: António Lima

Que espécie é esta: cogumelo gota-de-tinta

Naturalistas locais

O leitor António Lima fotografou este cogumelo a 6 de Novembro em Brinches, Serpa, e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.

 

 

 

 

Trata do cogumelo gota-de-tinta ou coprino-cabeludo (Coprinus comatus).

Espécie identificada e texto por:  Ecofungos – Associação Micológica.

Este é um cogumelo muito interessante. Está incluído no grande grupo dos Basidiomycetas, onde se inclui a maior parte dos cogumelos típicos que conhecemos.

A estratégia de dispersão dos esporos nesta espécie é curiosa, uma vez que, ao invés dos esporos caírem no solo, por ação da gravidade, liquefazem-se e são lixiviados através da ação da chuva/humidade.

Esta “tinta” pode ser usada na escrita e na pintura.

São espécies comestíveis, mas unicamente no seu estado jovem. Em caso de serem apanhados devem consumidos no próprio dia, visto entrarem em deterioração muito rapidamente.

No entanto, como nas restantes espécies, não aconselhamos que colham e consumam cogumelos, sem terem a certeza absoluta da espécie. Um erro pode ser fatal, ou conduzir a problemas graves e irreversíveis.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.