Foto: Paulo Roncon

Que espécie é esta: ovos de salamandra-de-costelas-salientes?

Naturalistas locais

O leitor Paulo Roncon fotografou estes ovos de anfíbio a 10 de Janeiro de 2018 numa ribeira perto da Lagoa Pequena (Sesimbra) e pediu para saber a que espécie pertencem. Rui Rebelo responde.

“Observei estas posturas (ovos) de anfíbio na foz da ribeira da Aiana que fica junto a Lagoa-pequena (Sesimbra) no dia 10 de Janeiro de 2018. Gostaria que me ajudassem a identificar a espécie”, escreveu Paulo Roncon à Wilder.

Tratar-se-ão de ovos de salamandra-de-costelas-salientes, também conhecida por salamandra-dos-poços (Pleurodeles waltl).

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A identificação de ovos de anfíbios não é muito fácil.

Mas tendo em conta que estes ovos estão separados uns dos outros e não têm nenhuma pigmentação negra, é provável (mas não garantido!) que sejam ovos de salamandra-de-costelas-salientes, ou salamamdra-dos-poços.

Esta espécie reproduz-se no Inverno, geralmente em locais profundos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.