Fotos: Exploratório

Agosto traz-nos uma exposição de fotografia de algas (microscópicas)

Exposição

É inaugurada amanhã a exposição “Algas”, uma mostra de fotografias de algas microscópicas que ocorrem nos mares e nos rios, na nova galeria de exposições de microfotografia do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

 

A exposição, que inaugura o novo espaço MicroScience Photo Gallery, estará patente de 3 de Agosto a 30 de Outubro.

Nela poderá ver 55 imagens de algas marinhas e fluviais microscópicas, impossíveis de observar a olho nu.

 

Alga Botrydiopsis ahriza

 

“Há imagens microscópicas muito bonitas, com cores vibrantes e formas exóticas”, disse Paulo Trincão, director do Exploratório, em comunicado. “Geralmente estas imagens só são possíveis de observar nas lamelas dos microscópios, e daí surgiu a ideia de mostrar ao público o que geralmente se encontra confinado aos catálogos dos cientistas”, acrescentou.

Além das imagens, a exposição conta com os nomes científicos de cada uma das algas.

Segundo explica o Exploratório, “pode ser o próprio visitante a organizar as imagens e a respetiva identificação das algas, já que a MicroScience Photo Gallery dispõe de um sistema de colocação de imagens através de ímãs”.

 

 

Este sistema foi pensado para “permitir ao visitante, e sobretudo aos grupos que façam atividades educativas neste espaço, jogar com as imagens”, adiantou a direção da instituição.

MicroScience Photo Gallery é uma zona expositiva que vai complementar a já existente Science Photo Gallery, inaugurada a 3 de Julho do ano passado. O novo espaço vai albergar mostras temporárias de imagens microscópicas de ciência, tiradas com técnicas de microscopia. A inauguração acontece a 3 de Agosto, às 11h30.

 

Saiba mais.

Horário da exposição e do Exploratório:

Terça a Sexta-feira: 09h30 às 17h30

Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 18h00