Foto: Joana Bourgard/Wilder

Lobo-ibérico recuperado foi devolvido ao Parque Natural de Montesinho

Natureza

Depois de três meses de tratamentos a ferimentos vários, um lobo-ibérico (Canis lupus signatus) macho com dois anos de idade foi devolvido ontem à natureza no Parque Natural de Montesinho, informou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Este lobo tinha sido recolhido a 26 de Dezembro perto dos limites do Parque Natural de Montesinho, na zona do vale do Sabor, e nas proximidades da Auto Estrada A4.

No mesmo dia, o Departamento Norte do ICNF – em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR de Bragança e com o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) – levou o lobo para o as instalações desta instituição.

O animal deu entrada no centro muito debilitado, com uma fractura grave no osso úmero do membro esquerdo, explicou, na altura, o veterinário Filipe Silva à agência Lusa, citado pelo Jornal de Notícias. De acordo com este médico, os ferimentos poderiam ter sido causados por atropelamento.

Agora, passado pouco mais de três meses, o lobo “teve um processo de recuperação concluído com sucesso”, revela a nota do ICNF.

Este animal foi devolvido à natureza naquela área protegida, numa acção acompanhada pelo ICNF, pela equipa de médicos do Hospital Veterinário da UTAD e pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Bragança.

O lobo foi equipado com coleira emissora com tecnologia GPS que vai permitir ao ICNF segui-lo e “recolher informação sobre a dispersão e readaptação ao meio selvagem”.

A população de lobo-ibérico está estimada em 2.800 animais, 300 dos quais em Portugal, segundo o último censo nacional ao lobo-ibérico feito em 2002/2003. Mais concretamente, esse estudo identificou 63 alcateias (51 confirmadas e 12 prováveis) no Norte e Centro do país. Mais tarde, estudos compilados entre 2003 e 2014 deram conta da existência de 47 alcateias (41 confirmadas e seis prováveis).

Há 28 anos que esta é uma espécie protegida em Portugal, desde que a Lei nº90/88, de 13 de Agosto, estabeleceu pela primeira vez as bases para a protecção do lobo-ibérico. Em 2005 foi classificado com o estatuto de Em Perigo (Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal).

 

 
Saiba mais.

Descubra mais sobre o lobo-ibérico em Portugal com João Cosme, fotógrafo de natureza que acompanhou durante meses os lobos em plena natureza.