Foto: © The Trustees of the Natural History Museum, London

Tournée mundial de tesouros do Museu de História Natural de Londres arranca em 2017

História Natural

Animais que inspiraram a teoria da Evolução de Darwin, fósseis de criaturas já extintas, esqueletos, borboletas e outros tesouros do Museu de História Natural de Londres vão sair daquela casa, alguns pela primeira vez, e viajar pelo mundo. A primeira paragem será o Japão em Março de 2017.

Para começar, a exposição “Treasures of the Natural World: Best of London’s Natural History Museum” estará três meses no Museu Nacional de Natureza e Ciência de Tóquio, a partir de Março de 2017, numa parceria com o grupo de Media The Yomiuri Shimbun.

“A Ciência é um esforço global, alimentado pelo fascínio e pela curiosidade. Por isso temos tido a ambição de partilhar estes tesouros extraordinários com uma audiência maior”, explicou Michael Dixon, director do Museu de História Natural de Londres, em comunicado.

Foto: © The Trustees of the Natural History Museum, London

São cerca de 180 espécimes selecionados pela sua importância científica, histórica e cultural, e que contam histórias de aventuras da ciência. A colecção testemunha um século de trabalho para compreender o mundo natural, desde o Iluminismo do século XVIII até aos nossos dias. Fazem parte da exposição um manuscrito de Charles Darwin da Origem das Espécies, alguns dos animais que estudou – como um esqueleto de pombo -, o livro Historia Naturalis – publicado em Veneza em 1469 e o livro mais antigo na colecção do Museu -, uma planta do chá colhida na China em 1709 e borboletas, minerais, fósseis de criaturas já extintas, esqueletos e espécimes taxidermizados.

Foto: © The Trustees of the Natural History Museum, London

“Hoje, as colecções de história natural continuam a ser um recurso vital para os cientistas compreenderem a vida no nosso planeta, o impacto de alterações futuras e para facilitar um futuro sustentável”, escreve o museu em comunicado.

Foto: © The Trustees of the Natural History Museum, London

O Museu Nacional de Natureza e Ciência de Tóquio foi inaugurado em 1877 e alberga hoje uma colecção de mais de quatro milhões de espécimes.