WWF lança concurso de fotografia sobre os oceanos

6 de Outubro de 2015

De 5 a 23 de Outubro está a decorrer nas redes sociais Twitter e Instagram o concurso internacional de fotografia “Care for the Ocean”, lançado pela organização WWF para demonstrar a importância dos mares do planeta.

 

As fotografias a concurso podem ser captadas por qualquer pessoa – de qualquer idade e de qualquer parte do mundo – e devem mostrar a admiração e respeito pelos oceanos. Pode ser uma imagem de um dia na praia, de um pôr-do-sol junto ao mar ou do vislumbre de um peixe ou golfinho. A ideia é criar um movimento global em prol dos oceanos, base de sustento para milhões de pessoas.

Segundo a WWF, as fotografias devem ser submetidas via Instagram ou Twitter e incluir a hashtag #carefortheocean. As imagens serão votadas pelos utilizadores das redes sociais; depois, o júri da WWF seleccionará os três vencedores de entre as 50 melhores. Pode ver as regras do concurso aqui.

Esta iniciativa surge depois de, a 14 de Setembro, a organização ter publicado o relatório “Living Blue Planet”, referente a 2015. Este documento analisou 5.829 populações de 1.234 espécies marinhas do planeta, incluindo mamíferos, aves, répteis e peixes. Segundo este relatório, feito com base num índice elaborado pela Sociedade Zoológica de Londres, entre 1970 e 2012 registou-se um declínio de 49% nas populações de animais marinhos no planeta.