Chapim-real (Parus major). Foto: Luc Viatour/Wiki Commons
/

Birdwatching: o Global Big Day está a chegar e tem um desafio para si

Início

Pôr todo o mundo a contar aves num único dia, 13 de Maio, é o desafio lançado pelo portal eBird. Faça parte da maior equipa de observadores de aves do mundo e celebre assim o Dia Mundial das Aves Migradoras.

No dia 13 de Maio, sábado, celebra-se o Global Big Day, um dia dedicado à observação de aves organizado pelo portal eBird.

O desafio é, onde quer que esteja, observar aves e registá-las no eBird, um projecto do Cornell Lab of Ornithology, unidade da Universidade de Cornell em Ithaca, Nova Iorque.

Esta iniciativa anual reúne milhares de pessoas em pelo menos 200 países. No ano passado, mais de 51.400 pessoas de 201 países contaram mais de 7,673 espécies de aves diferentes. Em Portugal foram registadas 219 espécies, como a coruja-do-mato, a cegonha-branca, o abelharuco ou o flamingo-comum.

Participar é fácil e até pode fazer parte deste evento a partir de sua casa.

Se puder dedicar pelo menos cinco ou 10 minutos, registe as suas observações no site do eBird ou na aplicação gratuita do eBird.

Se tiver mais tempo, submeta várias listas de aves ao longo do dia, em momentos diferentes. Nunca se sabe o que poderá encontrar. “As suas observações vão-nos ajudar a compreender melhor as populações mundiais de aves”, explicam os organizadores. Estes mapas animados da abundância de aves são um exemplo de como poderá ajudar a Ciência.

Saiba, então, como participar:

  • Crie uma conta no eBird: o eBird é um programa que permite fazer uma lista mundial de aves, usada por milhões de pessoas. Esse programa, da responsabilidade do Cornell Lab of Ornithology, permite compilar as observações de todas as pessoas numa única lista e, ao mesmo tempo, recolher os dados que ajudarão os cientistas a compreender melhor as aves.
  • Observe aves a 13 de Maio: é apenas isso. Não precisa ser um perito ou ver aves o dia todo. Mesmo apenas 10 minutos à janela contam, a partir de qualquer local do mundo. O Global Big Day decorre das 00h00 às 24h00
  • Registe o que viu e ouvir no eBird: pode submeter as suas observações através do site ou da aplicação. Registe os seus dados antes de 16 de Maio para ser incluído no anúncio dos resultados iniciais.
  • Acompanhe as observações mundiais: durante o dia, acompanhe as observações feitas em mais de 200 países, em tempo real, na página do projecto Global Big Day.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.