Vista aérea da Herdade da Mourisca, com o moinho de maré em destaque. Foto: Hugo Marques/Wiki Commons

Fim-de-semana: Observanatura de volta à Herdade da Mourisca, em Setúbal

Este evento dedicado ao turismo de natureza, em especial o turismo ornitológico, vai contar com dezenas de oficinas e passeios, muitos deles gratuitos.

É já este fim-de-semana, a 28 e 29 de Outubro, que se realiza a 12ª edição da Feira Observanatura na Herdade da Mourisca, em Setúbal, organizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Câmara Municipal de Setúbal e TróiaNatura, desde 2009.

Depois de uma pausa, este evento dedicado ao turismo de natureza regressa agora “com um leque diversificado de actividades”, “com destaque para a observação de aves, assim como áreas como a fotografia, a pintura ou a ilustração da natureza”, informa o ICNF.

“É um momento também para dar a conhecer a área protegida da Reserva Natural do Estuário do Sado, através de passeios pela área protegida, workshops, minicursos em diversas temáticas , ateliês, sessões de anilhagem, atividades de educação ambiental, entre outras.”

O programa da feira inclui diversas apresentações no Moinho da Mourisca, incluindo no primeiro dia a apresentação do documentário “Migradores de longa distância: Entre o Tejo e o Ártico”, que foi exibido pela RTP em Dezembro de 2020. Um dos membros da equipa do projecto, o investigador e biólogo José Alves, vai ainda falar sobre o seu estudo dedicado às aves limícolas migradoras.

Entre as intervenções agendadas para sábado, encontram-se também os cavalos-marinhos da costa ribeirinha de Almada, por Gonçalo Silva, e as relações entre fotografia e conservação, por Diogo Oliveira. Já Luana Rodrigues irá falar sobre a estrutura social da população residente de golfinhos-roazes do Estuário do Sado.

No domingo, dia 29, o projecto de ciência cidadã e conservação Andorin, a importância e diversidade dos insectos polinizadores, o projecto Salina Greens – com foco na salicórnia do Sado – e os problemas da poluição marinha são alguns dos temas em destaque no Moinho de Maré da Mourisca, entre outros.

Durante o fim-de-semana, estão previstas também muitas actividades dirigidas aos mais novos, incluindo teatro e oficinas dedicadas a polinizadores. Vão realizar-se também diferentes visitas guiadas para observação de morcegos, insectos, plantas, aves e borboletas nocturnas, entre outras.

Pode ficar a conhecer o programa completo deste próximo fim-de-semana aqui. Para se inscrever nas diferentes actividades, poderá fazê-lo neste formulário.

Para o fim-de-semana seguinte, a 4 e 5 de Novembro, a Observanatura irá prolongar-se por mais um fim-de-semana, dessa vez no Monte do Paio, na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.