Novo documentário mostra como se faz rewilding em Portugal

Documentário “Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal” estreia a 27 de Novembro na Culturgest, em Lisboa, e em live-streaming.

No coração do documentário estão as “dificuldades e oportunidades que a natureza selvagem enfrenta nos dias que correm”, explica a organização Rewilding Portugal.

Foto: Rewilding Portugal

Tendo como pano de fundo os esforços para tornar Portugal um lugar mais selvagem, este documentário vai mostrar os resultados de dois projectos de rewilding em curso. O que tem sido feito no terreno e quais os próximos passos e acções.

Um é o LIFE WolFlux, projecto cofinanciado pela Comissão Europeia que visa aumentar e melhorar as condições do lobo-ibérico (Canis lupus signatus) a Sul do rio Douro e promover a sua coexistência com as populações locais.

O outro é o projecto “Promover a Renaturalização no Grande Vale do Côa”, focado em reforçar o corredor de vida selvagem do Grande Vale do Côa e valorizar o património natural, cultural e histórico desta região em Portugal, financiado pelo Endangered Landscapes Programme.

Foto: Rewilding Portugal

Estes projectos juntam entidades como a Rewilding Portugal, a Rewilding Europe, a Universidade de Aveiro, a associação ATNatureza e a Zoo Logical.

O documentário foi realizado e editado por João Cosme, fotógrafo de vida selvagem e documentarista português. O filme está em Português e está legendado em Inglês. A voz da narração é de Célia Gil, professora de português e radialista, com experiência na gravação de voz e programas de rádio, que neste momento coordena a biblioteca no Agrupamento de Escolas do Fundão.

O documentário irá estrear no dia 27 de Novembro, pelas 20h00, no Pequeno Auditório da Culturgest, em Lisboa. O evento será fechado a convidados, num número reduzido para que se cumpram todas as diretrizes da Direção Geral de Saúde.

No entanto, a estreia irá acontecer em live-streaming, em directo e online exatamente ao mesmo tempo que acontece presencialmente.

A sessão irá ser aberta com discursos iniciais, sendo depois passado o filme, e terá ainda, para fechar, uma mesa redonda de debate, com o tema “Políticas de Biodiversidade, Combate às Alterações Climáticas e Economia Verde”, em que estarão presentes os oradores Pedro Prata (Líder de Equipa da Rewilding Portugal), Carlos Fonseca (Professor e Biólogo da Universidade de Aveiro), Nuno Fazenda (deputado e professor universitário) e Ana Rainho (Gestora de Projetos da APTERN). A moderação ficará a cargo de Linda Formiga, colaboradora da Comunidade Cultura e Arte, que será media partner oficial deste evento.

Foto: Rewilding Portugal

Rewilding, ou renaturalização, “é uma nova abordagem de conservação da natureza em Portugal, que procura criar as condições para que a natureza cuide de si mesma, e promover economias mais sustentáveis e baseadas na natureza”, segundo a organização Rewilding Portugal.

O trailer do filme já está disponível online e pode ser assistido aqui.

A transmissão online e gratuita do evento arrancará então também pelas 20 horas, na página de Facebook da Rewilding Portugal