Que espécie é esta: aranha caranguejo Diaea dorsata

O leitor Ernesto Pereira fotografou esta aranha em Ourém a 24 de Abril e quis saber a que espécie pertence. Sérgio Henriques responde.

“Partilho uma foto de uma aranha pequenina. Alguém sabe dizer o nome?”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratar-se-á de uma aranha caranguejo Diaea dorsata.

Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

“Ainda é um juvenil, pelo que é impossível de saber com certeza o que é mas eu suspeito que seja uma Diaea dorsata“, disse o perito. “O género Misumenops é outra possibilidade.”

Esta espécie pertence à família Thomisidae, conhecidas como aranhas-caranguejo, e da qual fazem parte cerca de 3.000 espécies.

As aranhas Diaea dorsata são uma das mais pequenas aranhas caranguejo. As fêmeas podem chegar aos seis milímetros e os machos até aos quatro milímetros.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.