Que espécie é esta: aranha-florícola-de-tubérculos

Aranha Thomisus onustus. Foto: Francisco Claré

O leitor Francisco Claré fotografou esta aranha em Reguengos de Monsaraz a 21 de Junho e quis saber qual a espécie. Pedro Sousa responde.

“Encontrei esta aranha no jardim da minha casa em Reguengos de Monsaraz no dia 21 de junho. Podem ajudar a identificar?”, perguntou à Wilder.

Trata-se de aranhas-florícolas-de-tubérculos (Thomisus onustus).

Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

A espécie em causa pertence ao grupo das aranhas-caranguejo que, em vez de construírem teias, ficam camufladas em cima de flores e esperam que um insecto mais distraído ali pouse, para assim o caçarem.

Em Portugal, esta aranha é comum, sendo mais observada entre a Primavera e o início do Verão. As fêmeas conseguem mudar de cor entre o rosa, o amarelo e o branco, para ficarem iguais às flores onde se escondem e assim apanharem de surpresa os insectos voadores. Quanto aos machos, que são mais pequenos, são acastanhados ou esverdeados.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.