Que espécie é esta: aranha viúva-de-patas-vermelhas

A leitora Ana Sancho fotografou esta aranha a 18 de Fevereiro em São Pedro do Sul e quis saber a que espécie pertence. Sérgio Henriques responde.

Trata-se de uma aranha viúva-de-patas-vermelhas (Steatoda nobilis).

Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

A aranha viúva-de-patas-vermelhas é bastante comum em casas um pouco por todo país.

Esta deve estar bem feliz nesses vasos, tem tudo o que precisa: água, um abrigo robusto e, possivelmente, uns quantos insectos que acharam que seria boa ideia atacar as plantas, mas que não sabiam que leitora tinha uma “aranha de guarda”.

Esta espécie apresenta um distinta marca (semelhante a um escudo de armas ou brasão de nobreza) no dorso.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.