Que espécie é esta: Cebola-do-Mar

A leitora Cristina Valadas quer saber qual a espécie desta planta que observou a 16 de Setembro na Terrugem, Sintra. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

“Os campos estão actualmente cheios destas plantas que nascem do chão sem folhas a ladear. Provavelmente são de bolbos. Que plantas se tratam?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se de uma cebola-do-mar (Drimia maritima).

Espécie identificada e texto por:  Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Pertencente à família Asparagaceae, a espécie Drimia maritima (L.) Stearn é vulgarmente conhecida como albarrã, cila-marítima ou cila.

Esta espécie é nativa da Europa meridional, da Ásia ocidental e da África setentrional.

Está em floração entre Agosto e Outubro.

 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.