Que espécie é esta: espécie da família Apiaceae

O leitor Luís de Sousa fotografou esta planta no Vale do Tejo no início de Maio e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.

Trata-se de uma planta da família Apiaceae.

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Esta identificação não é fácil e, para não correr o risco de estar a fazer uma má interpretação do que consigo analisar, prefiro não ir além da família.

A qualidade de imagem e os elementos presentes – ausência de folhas e de outras partes da planta – não permitem uma identificação além da família a que esta planta pertence. 

A família Apiaceae engloba pequenas plantas herbáceas, geralmente aromáticas, menos frequentemente arbustos e trepadeiras. A esta família pertencem espécies bem conhecidas como a salsa, a cenoura, o coentro e o aipo.

Os caules destas plantas são frequentemente estriados e com medula branca. As folhas são simples ou compostas, muito recortadas e surgem geralmente dispostas de forma alternada nos caules.

As flores surgem dispostas em inflorescências, do tipo umbela simples ou composta – conjunto de flores no topo da haste floral. Cada flor individual é hermafrodita ou unissexual. A corola é composta por cinco pétalas geralmente brancas, amarelas, menos comumente azuis, roxas ou avermelhadas. O cálice é nulo ou composto por cinco sépalas pequenas.

O fruto é do tipo esquizocarpo, seco, estriado, composto por duas partes que se abrem após a maturação.

É uma família com grande distribuição por todo o mundo, compreende mais de 400 géneros e mais de 3.500 espécies. Destes, mais de 50 géneros e 100 espécies estão presentes em Portugal.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.