Que espécie é esta: giesta-do-monte

O leitor Amilcar Monteiro fotografou esta planta em Chaves a 9 de Abril e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.

“Fotografei esta planta em Chaves no dia 9 de Abril. Foi a primeira vez que a vi e não sei que espécie é”, contou o leitor à Wilder.

Trata-se de um giesta-do-monte (Polygala microphylla).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Trata-se de um giesta-do-monte (Polygala microphylla), uma espécie da família Polygalaceae, endémica da Península Ibérica. Em Portugal ocorre com alguma regularidade em zonas de montanha do centro e norte do país. Pode ocorrer em clareiras de pinhais, azinhais, sobreirais, urzais, piornais, estevais e fetais. Em fissuras de rochas, em zonas rochosas, secas e em substrato ácido.

É um sub-arbusto que pode atingir até 30 centímetros de altura, de rizoma lenhoso e caule muito ramificado desde a base. As folhas são lineares a lanceoladas, acuminadas e sub-coriáceas, geralmente decíduas (caducas) antes da antese (floração).

A giesta-do-monte floresce de fevereiro a agosto. As flores são pequenas, azuis e surgem agrupadas em inflorescências de 3 a 8 flores. O fruto é uma cápsula alada, com numerosas sementes peludas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.