Que espécie é esta: táveda

A leitora Sandra Duarte fotografou esta planta a 8 de Outubro em Picheleiros, Serra da Arrábida, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Gostava da vossa ajuda para identificar a espécie que envio em fotografia de uma herbácea que apanhei a 8 de outubro em Picheleiros (Serra da Arrábida) num terreno particular. Tem uma flor amarela pequena que, quando apanhada, passado alguns minutos, transforma-se numa espécie de tufo claro”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma táveda (Dittrichia viscosa).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Diria que se trata de um pequeno arbusto nativo pertencente à família Asteraceae, conhecido como táveda (Dittrichia viscosa (L.) Greuter), tádega, tágueda ou énula-peganhosa.

Em Portugal, ocorrem duas subespécies de Dittrichia viscosa, sendo que as fotografias mostram muito provavelmente a Dittrichia viscosa subsp. viscosa. Esta subespécie está presente praticamente em todo o  país, à excepção do Algarve, onde ocorre a outra subespécie, a Dittrichia viscosa subsp. revoluta.

A táveda (Dittrichia viscosa subsp. viscosa) é um pequeno arbusto  vivaz que pode atingir até 1,5 metros de altura. Toda a planta é coberta por glândulas viscosas que conferem uma textura pegajosa às folhas e ao caule. 

As folhas são finas e estreitas, e as flores são amarelas, agrupam-se em capítulos, formando uma inflorescência característica. A floração desta planta ocorre entre junho e outubro. 

O fruto é uma cipsela, um tipo de fruto seco comum em plantas da família Asteraceae, que se dispersa facilmente pelo vento, libertando as suas sementes.  

Quando a planta é manuseada, emite um odor pungente, semelhante à resina.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.