BatFest: Reino Unido lança um mês de festival para celebrar os morcegos

morcego-com-grandes-orelhas-pousado-numa-superfície-rochosa
Morcego-orelhudo-cinzento. Foto: Jasja Dekker / Wikimedia Commons

De 29 de Agosto a 30 de Setembro, o Bat Conservation Trust organiza o primeiro BatFest, um mês inteiro de celebrações dedicado a estes fantásticos mamíferos voadores nocturnos.

O Festival preparou um programa de eventos e actividades diários para divulgar o incrível mundo dos morcegos, num país que tem 18 espécies conhecidas.

“A maioria dos eventos será online, muitos deles serão gratuitos, e haverá algo para todos, desde arte, filmes, fotografia e contos à Ciência, jardinagem para a vida selvagem, morcegos heróis e passeios para observação de morcegos”, conta o Bat Conservation Trust (BCT), em comunicado.

Os organizadores querem responder a várias perguntas, tais como: serão os morcegos apenas ratos com asas? Como conseguem orientar-se na escuridão? Porque nos causam impressão os morcegos?

“Sempre fui um enorme admirador de morcegos”, comentou Chris Packham, apresentador de História Natural e presidente do BCT. Setembro “será um mês inteiro de encantamento pela História Natural, cheio de oportunidades para todos descobrirem mais sobre estes animais extraordinários.”

Entre os eventos está a Conferência Nacional dos Morcegos (5 e 6 de Setembro) – dois dias de conversas, workshops e debates – e a Mostra Mundial sobre Conservação de Morcegos, a 23 de Setembro, uma mostra online da conservação destas espécies feita um pouco por todo o mundo.

Os morcegos são o único grupo de mamíferos capazes de voar. Estima-se que existam no planeta mais de 1.400 espécies.

Destas, 28 podem ser observadas em Portugal. Três delas estão classificadas como Criticamente Em Perigo: morcego-de-ferradura-mediterrânico, morcego-de-ferradura-mourisco e morcego-rato-pequeno.

Saiba mais.

Descubra as histórias dedicadas aos morcegos publicadas na Wilder.