Documentários portugueses vencem ouro em prémios de cinema

Oceanos. Foto: Mobibit/Pixabay

Os documentários “ECOMARE – Investigação e salvamento de espécies marinhas” e “Voluntários pela Natureza” venceram os primeiros prémios (Gold Award) nas categorias Vida Selvagem- Mar e Florestas e Vida Selvagem – Parques Naturais, do 5º Festival Internacional de Cinema de Turismo de África (ITFFA)

O festival decorreu entre 2 e 6 de Maio na Cidade do Cabo, África do Sul. Este ano estiveram em concurso quase 4.000 conteúdos audiovisuais originários de 59 países, tendo sido aceites para a fase competitiva 378 conteúdos de 59 países diferentes.  

O documentário “ECOMARE – Investigação e salvamento de espécies marinhas” venceu o ouro na categoria Vida Selvagem- Mar e Florestas. Aborda o quotidiano do ECOMARE, Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro e estrutura que envolve 70 investigadores. Esta é uma infraestrutura localizada na Gafanha da Nazaré que combina a investigação em ciências do mar com um centro de pesquisa e reabilitação de animais marinhos.   

Inaugurado em 2017, o ECOMARE já recebeu cerca de 2.000 animais selvagens a precisar de cuidados, desde aves a tartarugas e mamíferos marinhos.

Produzido para a RTP, este documentário estreou em Outubro de 2022 na RTP 1, tendo sido posteriormente transmitido pela RTP Internacional e RTP África. 

“Ao ganhar este prémio, o documentário irá ser visualizado na África do Sul e em muitos outros países, africanos e não africanos, levando mais longe o nome do Ecomare, do CESAM e, claro, da própria Universidade de Aveiro”, comentou o realizador Joaquim Pedro Ferreira, corresponsável pelo desenvolvimento do guião. 

O documentário “ECOMARE – Investigação e salvamento de espécies marinhas” pode ser visto na íntegra aqui.

Outro documentário português, “Voluntários pela Natureza”, também da responsabilidade da PlaySolutions Audiovisuais, venceu o ouro na categoria Vida Selvagem – Parques Naturais. Este documentário televisivo de 12 episódios conta as histórias do LIFE Volunteer Escapes, projecto de longa duração (2018-2021) que promoveu o voluntariado pela natureza em Portugal. Pode ver aqui todos os episódios.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.