Floresta. Foto: Pexels/Pixabay

Florestas são as estrelas do Dia Mundial da Vida Selvagem 2021

O Dia Mundial da Vida Selvagem, que se celebra a 3 de Março, é dedicado este ano à importância das florestas para a Humanidade e para a biodiversidade.

Em todo o mundo entre 200 e 350 milhões de pessoas vivem em florestas ou na sua periferia.

“Dependem de vários serviços dos ecossistemas providenciados pela floresta e pelas espécies que ali vivem para a sua subsistência e para responder às suas necessidades mais básicas, incluindo alimentação, abrigo, energia e medicamentos”, sublinham os organizadores deste evento, o secretariado da Convenção do Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora (CITES, sigla em inglês).

O dia 3 de Março foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem por ser o dia da assinatura da CITES, em 1973.

Este Dia Mundial, considerado o evento anual mais importante dedicado à vida selvagem, foi proclamado a 20 de Dezembro de 2013 na 68º Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. O objectivo é “celebrar e chamar a atenção para os animais e para as plantas selvagens do mundo”.

Este ano o tema é ”Floresta e meios de subsistência: sustentar as pessoas e preservar o planeta”.

As comunidades locais e os povos indígenas estão na linha da frente da relação simbiótica entre humanos e floresta. “Cerca de 28% da superfície terrestre do planeta é gerida por povos indígenas, incluindo algumas das florestas mais intactas do mundo. Estes espaços não só são centrais para a sua economia e bem-estar mas também para as suas identidades culturais”, acrescentam, em comunicado, os responsáveis por este Dia Mundial.

Este ano, por causa da pandemia, as celebrações são totalmente virtuais, reunindo representantes dos Estados membros e organizações das Nações Unidas, representantes da sociedade civil e do sector privado.

Portugal junta-se à celebração mundial com uma conversa online sobre a vida selvagem do Alto Minho, pela Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI). Este evento acontece hoje das 21h00 às 22h00 na plataforma Microsoft TEAMS.